terça-feira, 8 de junho de 2010

Quem é Eivør Pálsdóttir?


Eivør Pálsdóttir é uma cantora, compositora e pintora nascida em 21 de julho de 1983 em Gøta, uma pequena vila nas Ilhas Faroé (pequeno conjunto de ilhas entre a Escócia, Noruega e Islândia, com cerca de apenas 46 mil habitantes). Eivør é uma cantora nata e antes mesmo de andar já havia começado a cantar. Esse fato fez dela, aos 12 anos, cantora solista do coro faroês e uma das mais brilhantes estrelas do norte da Europa. Mais adiante, Eivør participou de bandas como Clickhaze e Yggdrasil. Com seis álbuns de estúdio já lançados e um álbum ao vivo, sua música mistura ritmos como jazz, rock, country, folk e pop. Suas canções refletem em essência suas raízes como as tradicionais baladas do Kvæði, canções de tradição oral que marcam a cultura de seu país. Em seus álbuns Eivør canta em dinamarquês, sueco, islandês, inglês e na sua língua materna, o faroês. Vencedora de vários prêmios, Eivør já foi descrita como "um encontro inusitado de cantoras como Kate Bush, Nina Simone, Björk e a Rainha dos Elfos na saga do Senhor dos Anéis, Galadriel".


Undo Your Mind


Recentemente Eivør decidiu dar novos ares à sua música, assinou com a gravadora dinamarquesa Copenhagen Records e lançou em 05 de Março deste ano um EP intitulado "Eivør EP" com quatro faixas que mostram uma Eivør mais experimental e eletrônica, dando-nos uma prévia do que estaria por vir com o lançamento do seu novo álbum. "Minhas novas canções tem mais borda. Elas estão mais cruas e talvez até um pouco perigosas", sorri Eivør ao comentar sobre seu novo trabalho. Sob o título de "Larva", este foi lançado em 12 de maio nas Ilhas Faroé e recentemente na Islândia, tendo como previsão de lançamento na Escandinávia entre Agosto e Novembro desse ano. Larva possui 11 faixas e conta com a participação do quarteto de cordas islandês Kaputt, o coro faroês Mpiri, arranjos do compositor clássico faroês Tróndur Bogason, um coro de crianças de sua cidade natal, Gøta, além de faixas como Undo Your Mind, Wall Of Silence, Vøka, Fill The Air e de um maravilhoso cover da canção Hounds of Love da Kate Bush, num contraste sonoro de luzes e sombras.



Discografia:


Eivør Pálsdóttir (SHD 50, tutl 2000)

Krákan (12T001, 12 Tónar 2003)

Eivør (12T010, 12 Tónar 2004)

Trøllabundin (together with the Big Band of Danmarks Radio 2005)

Human Child (R 60117-2, RecArt Music 2007)

Mannabarn R 60116-2, RecArt Music 2007, versão em faroês de Human Child)

Eivör Live (SHD125, tutl 2009)

Eivør EP (CPHEC 0163-2, Copenhagen Records 2010)

Larva (Copenhagen Records 2010)


Você pode ouvir trechos do Larva clicando aqui.


Pelo simples fato de muitas vezes o contato com o trabalho da Eivør ser de difícil acesso, em sua maioria em línguas nórdicas, decidi então criar esse blog dedicado à sua música, com o objetivo de divulgar sua arte para fãs brasileiros, fãs falantes da língua portuguesa como também para pessoas de qualquer lugar do mundo interessadas em sua música. Sejam todos bem-vindos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário